A ALFABETIZAÇÃO MUDA O FUTURO DAS CRIANÇAS
Depois de um primeiro encontro dedicado a um olhar para a transformação dos sistemas, na nossa segunda conferência nos voltamos para o nosso mundo interno! Aqui, conversamos sobre o funcionamento das nossas emoções e sobre como elas não são nossas inimigas - são respostas naturais e poderosas que nosso corpo e nossa mente dão a situações que consideramos importantes para o nosso bem-estar. Cada uma delas nos traz uma mensagem valiosa que podemos aprender a ouvir e manejar com sabedoria!
E como fazer isso? Embora algumas emoções sejam bastante desconfortáveis de sentir (raiva, medo, tristeza...), descobrimos que todas podem ser recebidas com uma atenção gentil e amorosa, e que por meio do cultivo de atenção e autoconsciência sobre nossos estados internos, nos relacionaremos com nossas emoções de maneira muito mais pacífica. Assim, agiremos de forma cada vez mais lúcida e construtiva no mundo, mesmo diante de situações que nos desafiam, frustram, irritam...
O primeiro passo é ganhar mais consciência sobre o funcionamento de cada uma das nossas emoções: fizemos isso na primeira parte da conferência, quando conversamos sobre a linha do tempo do episódio emocional. O segundo passo é aprender a observar em primeira mão, com gentileza e curiosidade, tudo o que acontece no nosso mundo interno - pensamentos, sensações, emoções. Fazemos isso na segunda etapa do encontro, por meio de uma prática guiada de atenção plena ao corpo.
Nossa prática principal para essa quinzena é seguir analisando com bastante atenção nossos episódios emocionais. O PDF abaixo contém uma explicação detalhada da proposta de atividade! Boa prática!
Guia - Prática da quinzena
Vídeo Laurance Freeman
Vídeo Jeanne Pilli
Atenção e autoconsciência são habilidades que exigem algum treino. Por isso separamos o trecho do nosso encontro em que experimentamos uma prática guiada de atenção plena ao corpo e às sensações. Sempre que precisar direcionar sua atenção ao seu mundo interno e, com isso, colher os benefícios de uma mente mais relaxada, você pode retornar a essa pequena prática! Se você experimentá-la ao longo dessa quinzena, conta pra gente como foi no fórum!
© 2021 - Todos os direitos reservados - Pacto pela Alfabetização / SIM