top of page
BG AZUL.png
SIM.png

Florescimento em rede para construir um novo futuro para as crianças de nossa comunidade

Santa Maria - DF

Conferência 4 | Autorregulação

Nossa quarta conferência trabalhou a habilidade da autorregulação. Nesse encontro, fechamos a dimensão pessoal dos conteúdos explorados pelo SIM e oferecemos de forma bastante prática estratégias que podemos utilizar em momentos de muito estresse ou intensidade emocional.

 

Primeiro, exploramos os dois extremos nos quais costumamos cair ao lidar com nossas emoções: o extremo da supressão – onde negamos o que sentimos, não fazemos contato com a nossa experiência e com o fato de que estamos vivendo uma emoção – e o extremo da expressão – onde descontamos a intensidade do que estamos sentindo nos outros, na maior parte do tempo, com ações pouco construtivas.

A partir daí, pudemos olhar para uma terceira via – a via do equilíbrio emocional e da autorregulação. E como colocar isso na prática? Nosso corpo já tem a capacidade de se autorregular em situações de estresse e emoções intensas, ou seja, de se reequilibrar em momentos de estresse e voltar a um estado de maior bem-estar. Para acionar essa habilidade quando precisarmos, podemos aprender a direcionar a nossa atenção às nossas sensações físicas por meio das estratégias de Rastrear, Aterrar e Recursar. Se você não pôde estar presente na conferência, vale muito a pena assistir e aprender como aplicá-las!

Prática da quinzena

Nosso convite para a prática da quinzena é seguir experimentando com as estratégias de Rastrear, Aterrar e Recursar. No PDF abaixo, descrevemos em detalhes como fazer isso! São estratégias muito ricas e poderosas – ainda mais com o treino ao longo do tempo. Boa prática!

Guia - Prática da quinzena

Conferência 4.png

Vídeo "Ensinando autorregulação por modelação"

Nesse pequeno vídeo, acompanhamos a experiência de uma professora utilizando estratégias de autorregulação em sala de aula. O mais bonito é que ela consegue ensina-las para os seus alunos por meio da modelação. Ou seja, quando aprendemos a nos autorregular, ajudamos aqueles à nossa volta – especialmente as crianças – a se autorregularem também!

BG AZUL.png

© 2021 - Todos os direitos reservados - Pacto pela Alfabetização / SIM

bottom of page