A ALFABETIZAÇÃO MUDA O FUTURO DAS CRIANÇAS
Conferência 5 | Consciência Interpessoal
Nossa quinta conferência trabalhou a habilidade da consciência interpessoal. Nesse encontro, iniciamos a dimensão social dos conteúdos explorados pelo SIM pensando sobre a nossa habilidade humana natural de colocar nossa atenção no outro e estabelecer com ele(a) uma relação de empatia.
Esse foi o tema principal da conferência: como manejar essa habilidade tão poderosa e complexa da empatia, essa capacidade natural dos seres humanos de se conectarem e sentirem pelo outro – mesmo por completos desconhecidos. Olhamos para o outro e somos capazes de reconhecer que ele, assim como nós, sente, se emociona, sofre, se desregula. E a partir desse reconhecimento, sentir com ele.
Nem sempre isso é fácil: a maioria de nós sabe que, em contato com o sofrimento de outra pessoa, não raro caímos em um estado de sofrimento empático: a angústia, sobrecarga ou esgotamento que surgem de se identificar e tomar para si o que o outro sente. Professores e outros profissionais do cuidado frequentemente adentram esse estado...
A proposta dessa conferência, então, foi nos apresentar a um método para transformar empatia em compaixão. A compaixão pode nascer da empatia, mas é uma forma mais sábia, leve e transformadora de lidar com o sofrimento do outro – uma forma que não envolve se esgotar ou se sacrificar, nem se fechar ou se alienar. O método que exploramos para fazer isso se chama G.R.A.C.E., e vocês podem experimentá-lo na prática da quinzena!
Vídeo: Analfabetismo: conheça o drama de brasileiros que não sabem ler nem escrever
Exibimos na conferência um trechinho dessa reportagem sobre o sofrimento de pessoas que não sabem ler ou escrever. Reassisti-la pode ser uma boa forma de começar a prática do G.R.A.C.E., porque costuma despertar uma resposta de empatia para muitos de nós.
Exibimos na conferência um trechinho dessa reportagem sobre o sofrimento de pessoas que não sabem ler ou escrever. Resisti-la pode ser uma boa forma de começar a prática do G.R.A.C.E., porque costuma despertar uma resposta de empatia para muitos de nós.
Guia - Prática da quinzena
Áudio prática da quinzena 1 – Reconhecendo a humanidade comum
Nossa primeira proposta de prática tem o objetivo de nos ajudar a reconhecer como todos compartilhamos de uma mesma experiência humana. Esse é o nascedouro da empatia, e daí, pode surgir também a compaixão! Experimente a prática lendo o seu roteiro em PDF ou escutando o áudio que a Lia gravou conduzindo!
Guia - Prática da quinzena
Nossa segunda proposta de prática é de experimentação do método G.R.A.C.E. Nesse PDF, vocês têm acesso a todo o roteiro para colocar em prática esse método de ação compassiva diante do sofrimento. Boa prática!
© 2021 - Todos os direitos reservados - Pacto pela Alfabetização / SIM