A ALFABETIZAÇÃO MUDA O FUTURO DAS CRIANÇAS
Conferência 9 | Reconhecendo a humanidade comum
Chegamos ao nosso último encontro do SIM! Escolhemos fechar nosso percurso reconhecendo nossa humanidade comum.
O que explica que nos sintamos tocados com o sofrimento de outros seres, mesmo completos desconhecidos? O que explica que mesmo em contextos de emergência ou desastre, as pessoas ainda sejam capazes de se preocupar com o bem estar umas das outras? O que explica que sejamos capazes de tantos comportamentos de bondade, cuidado, compaixão, altruísmo, mesmo sem receber nada em troca? Nossa consciência de que compartilhamos uma mesma humanidade é o que nos conecta e fundamenta boas relações a nível interpessoal e sistêmico.
Claro: é possível se esquecer disso. Quando isso acontece, desenvolvemos uma sensação de separação, competição ou mesmo hostilidade com relação a outros seres. Também vemos exemplos disso a todo momento à nossa volta e em nós mesmos. A boa notícia é que, nos recordando da nossa humanidade compartilhada, sentimentos naturais de conexão, pertencimento, compaixão e amor podem despertar e curar desde as nossas relações pessoais até comunidades e nações inteiras.
Se você não pôde estar presente, assista à gravação do nosso encontro abaixo!
Vídeo1: A trégua de 1914
Esse vídeo emocionante retrata um exemplo real do reconhecimento da humanidade comum e do seu poder de criar conexão e compaixão mesmo em momentos graves de conflito, como guerras. Veja como, no instante em que os soldados tem um lembrete de que o outro é assim como eu, o conflito perde o sentido e a bondade emerge.
Vídeo2: Como professores mudam vidas?
Esse pequeno vídeo é uma homenagem a todas e todos os professores que trilharam o caminho do SIM conosco. É um lembrete de tudo o que cada um de vocês vêm possibilitando nas vidas de tantas crianças, e um convite para que sigamos ampliando essa potência com consciência, compaixão e engajamento!
© 2021 - Todos os direitos reservados - Pacto pela Alfabetização / SIM