top of page

Acima da média nacional, turma da Escola Classe 803 alfabetiza 86% das crianças de 1° ano

Com o apoio do Pacto e da comunidade escolar, a professora Socorro Bittencourt alfabetizou plenamente 86% de seus alunos, uma conquista que está bem acima da média nacional. As demais crianças seguem em processo de aprendizagem


As crianças da turma B do 1° ano, com a professora Socorro B, na Escola Classe 803, em Recanto das Emas.


O processo de alfabetização é complexo. Para que uma criança saiba ler e escrever adequadamente ao final do ano, é preciso excelência na aprendizagem e apoio de professores, pais e todos os envolvidos na comunidade escolar. Foi assim que a turma B, de 1º ano, da Escola Classe 803 conseguiu 86% das crianças plenamente alfabetizadas. As demais seguem em processo de alfabetização neste ano. 


Esse foi um dos melhores resultados entre turmas de Recanto das Emas, no Distrito Federal, em 2023. Com 86% das crianças alfabetizadas, a turminha da professora Socorro Bittencourt ficou bem acima da média nacional, que atualmente está em 36% das crianças alfabetizadas ao final do 1º ano.  


No começo do ano passado, as crianças que ingressaram no 1º ano não estavam habituadas à leitura. Ao utilizar a metodologia do Pacto, a professora Socorro começou a despertar o interesse – e as habilidades – das crianças no universo das palavras.


“Fizemos atividades variadas, sempre colocando a alfabetização como cerne. Por exemplo, realizamos um exercício em que eu apresentava fichas com palavras específicas e as relacionava com os sons dos fonemas. Essas leituras, feitas por meio de atividades lúdicas, aproximaram as crianças das letras”, relembra a professora.


Ao longo do ano letivo, as avaliações regulares possibilitaram mensurar o desenvolvimento de cada criança. Além disso, a direção da escola e a coordenação apoiaram a professora em cada etapa da jornada. Assim, as crianças avançaram no desenvolvimento das habilidades necessárias para a alfabetização. 


“No final das reuniões periódicas com as famílias, todos ficavam impressionados com o resultado que estávamos construindo”, relembra a professora. “Não foi do dia para a noite. Foi um trabalho árduo, com muitas pessoas envolvidas. E hoje podemos ver o resultado.”


A alfabetização muda o futuro das crianças


Na turma da professora Socorro e das demais escolas de Recanto das Emas, as crianças têm seu direito à educação de qualidade garantido. Com o Pacto pela Alfabetização, elas estão vivendo o sonho da alfabetização – conquista que está associada a uma trajetória escolar de sucesso e a melhores oportunidades na vida adulta. 


O objetivo do Pacto é contribuir para que cada criança viva esse sonho, transpondo realidades sociais e conquistando um futuro digno. Em 2023, avançamos na causa da alfabetização, alcançando 10 mil crianças. 


Em 2024, vamos ampliar nossa atuação, alcançando 10 municípios, totalizando 60 mil crianças. Vamos juntos?


bottom of page