Mais de 6 mil crianças serão contempladas pelas ações apoiadas pelo Programa no município

Mais uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre aderiu ao Pacto pela Alfabetização. Desta vez, Alvorada aceitou a missão de alfabetizar crianças na idade certa.
O acordo de cooperação com o Instituto Raiar, organização estruturante do Programa, foi assinado nesta sexta-feira, 07 de fevereiro, na abertura da aula inaugural do ano letivo, promovida para 33 diretores das escolas municipais. Estiveram presentes a diretora-executiva da entidade, Jaqueline Machado, o prefeito, Douglas Martelo, e o secretário municipal de educação, Italo Mainieri Junior.
Atualmente, apenas 37% das crianças de Alvorada estão alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. Para transformar essa realidade, o Pacto oferece uma proposta pedagógica baseada em evidências científicas.
Serão beneficiadas 6.132 crianças da Educação Infantil II até o 2º ano do ensino fundamental. Todos os alunos terão aulas com materiais pedagógicos produzidos pelo Instituto Edube e custeados pelo Pacto.
“A alfabetização na idade certa não é apenas um objetivo – é um direito fundamental de cada criança, que, infelizmente, tem sido negado à maioria. Hoje, Alvorada assume um compromisso moral e inadiável: garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever no tempo certo”, destacou a diretora-executiva do Instituto Raiar.
O prefeito Douglas Martelo reforçou a importância da iniciativa: "Investir na alfabetização das nossas crianças é investir no futuro de Alvorada. A base sólida construída na infância não apenas fortalece o aprendizado, mas também contribui para formar cidadãos conscientes e preparados para o futuro."
Comments