Com apoio do "Agora Vou Ler", Carnaubeira da Penha alfabetiza 100% das crianças da rede municipal
- Luana Machado

- 12 de ago.
- 2 min de leitura
Com uso intencional de materiais estruturados, município pernambucano se destaca na alfabetização com apoio das famílias e valorização dos professores

No sertão pernambucano, Carnaubeira da Penha é um município pequeno em população, com pouco mais de 13 mil habitantes, mas com um resultado educacional gigante: de acordo com dados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, 100% das crianças da rede municipal foram alfabetizadas em 2024. O dado coloca o município como o único de Pernambuco a atingir 100% de alfabetização, segundo o Índice Criança Alfabetizada.
Desde 2024, a rede adota os livros do “Agora Vou Ler” como parte do projeto “30 minutos de leitura por dia”, criado localmente. Embora o município não esteja entre os participantes do Pacto pela Alfabetização, o material didático foi uma estratégia incorporada para a consolidação da alfabetização na idade certa.
Com 22 escolas municipais, Carnaubeira encontrou no material do Pacto uma oportunidade para impulsionar a consolidação da alfabetização no município. “Eu gosto de dizer que a nossa equipe é muito curiosa e criativa. E nessa curiosidade que a gente tem, pesquisando diversos recursos pedagógicos, encontramos nas redes sociais esse material, esses livros de leiturinha, e achamos fantástico”, destaca Breno Emerson Lopes Pereira, secretário municipal de Educação.
Os livros, distribuídos para todas as crianças das escolas municipais, são usados tanto em sala quanto como atividade para casa e se tornaram um dos materiais mais valorizados pelos professores da rede. “Esse material do Pacto, o livro de leiturinha como a gente chama aqui na nossa cidade, vem contribuindo muito. Ele apoia para os avanços dos nossos alunos no processo de alfabetização e da fluência de leitura. Então, ele está dentro da nossa política de alfabetização para o avanço dos nossos alunos pré-leitores a leitores fluentes”, explica.
Além da fluência em leitura, a estratégia teve efeitos positivos na participação das famílias e no vínculo com a escola. “De forma trimestral, a gente percebe que a utilização desses livros didáticos e principalmente do livro do Pacto, tem mobilizado as famílias, não só na escola, mas no âmbito familiar”, destaca o secretário.
Para o Secretário de Educação, 100% de crianças alfabetizadas é resultado de um trabalho cotidiano, feito com curiosidade, criatividade e compromisso. Ao aconselhar outros municípios, ele é direto: “É preciso ter esse olhar curioso e criativo para enxergar o que está dando certo em outras realidades, outras redes, trazendo para a nossa realidade e para a sala de aula, para o dia a dia dos nossos alunos. Assim é que a gente vai de fato conseguir e bater essa meta nossa, que é alfabetizar 100% dos nossos alunos na idade correta, com sete anos de idade”.






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