Patrocínio (MG) se destaca no Pacto pela Alfabetização com boas práticas: metodologia inovadora e engajamento docente
- Laura Machado
- 17 de out.
- 2 min de leitura

O município de Patrocínio, em Minas Gerais, vem alcançando excelentes resultados na alfabetização de suas crianças. Na segunda avaliação trimestral, os dados indicam que 81% dos alunos do 2º ano estão lendo.
O resultado positivo reflete o esforço conjunto da Secretaria Municipal de Educação, dos professores e de toda a comunidade escolar, que apostaram no ensino estruturado e em estratégias de formação prática voltadas para a metodologia de instrução fônica, abordagem que fortalece as habilidades de decodificação e garante mais segurança no processo de leitura e escrita.
Para a coordenadora pedagógica da Secretaria, Luciana Aparecida Silva Felix, o sucesso do programa em Patrocínio é resultado, de dois pilares:
Alinhamento em rede: integração entre escolas e professores, garantindo que todos trabalhassem com a mesma metodologia e objetivos claros;
Formação prática dos professores: aulas prontas e atividades presenciais que facilitaram a compreensão da metodologia e permitiram que os docentes aplicassem imediatamente o conteúdo com os alunos. As aulas-modelo garantiram segurança e intencionalidade para os professores aplicarem a metodologia em sala de aula.
“O Pacto trouxe uma linha de trabalho estruturada, principalmente aos mais novos ou àqueles que ainda não tinham experiência em alfabetização.
Luciana destaca ainda que o engajamento dos professores foi fundamental para os resultados. Apesar de algumas resistências iniciais, a maioria abraçou a proposta, motivada pelo desejo de oferecer às crianças uma educação de qualidade. “Eles começaram a perceber os efeitos na aprendizagem e no interesse das crianças pelos materiais didáticos. Isso trouxe entusiasmo e mostrou que a metodologia funciona”, afirma.
O impacto do projeto foi também percebido pelas famílias. Pais mais engajados relataram evolução significativa na leitura e compreensão dos filhos, reforçando a importância da parceria entre escola e comunidade.
“O empenho coletivo da equipe é um diferencial de Patrocínio: Todo mundo abraçou o Pacto. É um trabalho humanizado, que valoriza o professor e transforma a vida das crianças”, conclui Luciana.
Comentários