Quase 7 mil crianças serão alfabetizadas com o apoio do Programa

É gaúcha a primeira capital a aderir ao Pacto pela Alfabetização. A gestão municipal de Porto Alegre assinou o acordo de cooperação com o Programa e, assim, entre 2025 e 2027, o município será beneficiado por ações que buscam garantir o direito de aprender a ler e escrever na idade certa.
“A alfabetização é um processo essencial na formação do estudante e estamos ampliando os investimentos nessa área”, afirma o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal. “Além da formação continuada, enviamos ao Legislativo um projeto de lei para a concessão de bolsa extra de R$500 mensais aos professores envolvidos diretamente com a alfabetização nas nossas escolas”, acrescenta.
Cerca de 6,8 mil crianças de 1º e 2º anos do ensino fundamental serão alfabetizadas com o apoio do Pacto. O objetivo é aumentar a taxa de alfabetização em Porto Alegre, superando os 40% verificados pelo Sistema de Avaliação da Educação do Rio Grande do Sul (SAERS) de 2023.
Como primeira ação da parceria, o Pacto promoveu formações pedagógicas e de gestão para mais de 300 profissionais da educação, entre professores e lideranças. A parceria ainda inclui assessoria técnica, oferta de solução pedagógica baseada em evidências científicas, acompanhamento dos indicadores de aprendizagem e ações de engajamento da comunidade escolar.
“A adesão ao Pacto demonstra o compromisso moral da gestão municipal com o futuro das crianças e da própria cidade. Porto Alegre está se unindo a um grupo de municípios do Rio Grande do Sul comprometidos com a alfabetização”, declara a diretora-executiva do Instituto Raiar (organização estruturante do Programa), Jaqueline Machado.
Como aderir ao Programa
O Pacto pela Alfabetização pode ser implantado em qualquer município do Brasil, desde que as redes públicas de educação estejam comprometidas com a melhoria de seus indicadores e a missão de alfabetizar as crianças na idade certa. Gestores e representantes das redes de educação e dos municípios podem entrar em contato pelo e-mail contato@institutoraiar.org.br.
Comments