top of page

SAPUCAIA: REUNIÃO DE PLANEJAMENTO COM PROFESSORES É UTILIZADA COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

A equipe responsável pelo Pacto em Sapucaia tem conduzido reuniões de planejamento bastante interativas e efetivas com seus professores.


A reunião de planejamento pode ser um instrumento de capacitação continuada e de fortalecimento da prática pedagógica dos professores para promoção da alfabetização. Também é uma oportunidade para os professores trocarem experiências, dúvidas e descobertas e para elaborarem o planejamento de aula de forma compartilhada com apoio do coordenador da SME.



É também um momento para os professores aprofundarem o conhecimento dos materiais do Pacto, refinarem sua prática pedagógica e, especialmente, saírem da reunião com o planejamento pronto para as próximas semanas, com a segurança de que possuem as informações e dominam as técnicas para darem boas aulas.


Nas fotos deste post, podemos ver os professores de 1º ano de Sapucaia do Sul-RS trabalhando em exercícios propostos pelas assessoras da secretaria com o objetivo de se familiarizarem com os diferentes materiais e atividades do Pacto e com as respectivas habilidades que desenvolvem.


Os professores receberam envelopes com papéis onde constavam o nome do material ou da atividade, a sigla correspondente, a habilidade que desenvolvem e um exemplo de atividade prática. Os professores foram convidados a montar uma tabela organizando esses papéis nas colunas correspondentes, conforme vemos nas fotos. Na sequência, o grupo planejou as próximas semanas juntos.


Reuniões de planejamento consistentes impactam diretamente os resultados em sala de aula. Nos últimos meses, o município de Sapucaia dobrou o número de estudantes cumprindo os requisitos esperados em Português, subindo de 22% no teste 1 para 43% no teste 2 - com a expectativa de chegar em 75% de crianças alfabetizadas ao final do 1º ano escolar até o final de 2023.


Parabenizamos a equipe do Pacto de Sapucaia pelos resultados e por organizar reuniões que promovam não apenas o planejamento, como também a formação continuada dos professores e a participação ativa deles na reunião.



Commenti


bottom of page