A ALFABETIZAÇÃO MUDA O FUTURO DAS CRIANÇAS
O Pacto pela Alfabetização consiste na implantação colaborativa de uma política pública para a alfabetização. A organização gestora da iniciativa é o Instituto Raiar – uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos – que visa apoiar o desenvolvimento social dos municípios através da educação pública de qualidade.
O programa pedagógico do Pacto pela Alfabetização prioriza a alfabetização no 1º ano. Dessa forma, as crianças conquistam habilidades fundamentais para a trajetória escolar, que repercutem em seu desenvolvimento nos anos iniciais e por toda a vida.
Porque precisamos de um Pacto?
Apesar dos esforços de educadores Brasil afora, a maioria das crianças não aprende a ler no 1º ano. Mais dificuldades vão se somando aos anos seguintes, aumentando as chances de um desfecho pouco promissor. Veja.
55% das crianças brasileiras não têm as habilidades esperadas de leitura ao final do 3º ano. (ANA - 2016)
28% dos alunos que estão cursando o ensino fundamental
estão atrasados mais de dois anos em sua trajetória escolar. (INEP - 2018)
39% dos adolescentes
com 19 anos não
concluíram o ensino
médio e a maioria deles já está fora da escola. (INEP - 2018)
De cada 10 estudantes
que terminam o ensino médio, 7 não sabem ler adequadamente e 9 não possuem o conhecimento esperado em matemática.
(Anuário Brasileiro da Educação Básica- 2019)
A maioria
das crianças
não aprendem
a ler no 1º
ano
Começam
a repetir a
partir do
3º ano
Começam
a evadir da
escola a partir do 5º ano
Terminam o
ensino médio
sem as
habilidades
esperadas de
leitura e
matemática
Em contrapartida, o Pacto pela Alfabetização conta com um protocolo robusto para atuação nos municípios, considerando objetivos específicos entre os alunos de cada ano. Assim, é capaz de assegurar a alfabetização das crianças até o final do 1º ano – e recuperar lacunas de aprendizagem entre alunos de 2º ano. Veja:
Pré II: 5 - 6 anos
Promover as habilidades preparatórias para a alfabetização e competências socioemocionais
1º ano: 6 - 7 anos
Alfabetização
2º ano: 7 - 8 anos
Consolidação da alfabetização
Modelo de atuação
O Pacto pela Alfabetização conta com três eixos estratégicos. São eles:
Solução técnica
Sistema de Ensino Estruturado que alia pedagogia e gestão. É composto de programa de ensino, materiais didáticos, plano de curso e de aula, métodos de avaliação e recuperação e instrumentos
de gerenciamento.
Modelagem de gestão
Estruturação do processo de gestão a partir de indicadores de aprendizagem. Cada etapa do programa segue um ciclo de planejamento, implantação, avaliação de resultados e execução de medidas corretivas para alcance de metas.
Mobilização social
Planejamento e execução de estratégias de comunicação e engajamento social, com objetivo de envolver toda a comunidade escolar na construção e garantia de uma educação básica de qualidade.
A solução técnica
A solução técnica do Pacto pela Alfabetização chama-se Sistema de Ensino Estruturado, que consiste em um programa de ensino baseado em evidências científicas, com robustos resultados atestados na melhoria de indicadores de redes de Educação.
O Sistema de Ensino Estruturado visa elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo no Brasil. Suas principais características são:
-
Organização do ensino de forma sistemática e explícita, baseada não apenas em estratégias didáticas robustas, mas numa organização da apresentação dos conteúdos sob o comando do professor;
-
Metodologia, currículo e cronograma comum a todas as escolas, garantindo que todas as crianças tenham acesso ao conteúdo necessário e na ordem adequada. A partir da diretriz curricular comum estruturada, cada professor estabelece seu plano de aula;
-
Material pedagógico para alunos e professores;
-
Formação de professores e equipe de gestão para metodologia de ensino;
-
Acompanhamento de prática de sala da aula e apoio individualizado ao professor;
-
Monitoramento permanente dos resultados de aprendizagem de forma a permitir a aplicação de medidas de correção ao longo do ano.
O Sistema de Ensino Estruturado adotado pelo Pacto foi desenvolvido pelo EDUBE, parceiro técnico que desenvolve seus materiais reunindo as melhores evidências para o ensino teórico e prático, proporcionando práticas educacionais equitativas, efetivas e inclusivas.
Estrutura
O Pacto pela Alfabetização atua nos municípios brasileiros por meio de acordo de cooperação, que tem duração de três anos. Durante esse período, cada um dos envolvidos exerce seu papel para conquistar o melhor resultado: a alfabetização das crianças.
Pacto pela alfabetização
(Instituto Raiar)
Financia, fornece e gerencia a solução pedagógica.
Apoia os processos de gestão e de acompanhamento dos resultados.
Coordena as ações de mobilização social para engajamento da comunidade.
Prefeitura
Por meio das secretarias de Educação, adere ao Pacto pela Alfabetização e executa o plano de trabalho.
Comunidades
Passa a participar mais ativamente junto à causa da educação.
Vive o resultado do programa, que são as crianças alfabetizadas no 1º ano