A ALFABETIZAÇÃO MUDA O FUTURO DAS CRIANÇAS
Conferência 8 | Apreciando a interdependência
Na nossa oitava conferência, trabalhamos o tema da interdependência.
“Interser é uma palavra que não está no dicionário ainda, mas se combinarmos o prefixo ‘inter’ com o verbo ‘ser’, teremos este novo verbo ‘interser’. Sem uma nuvem, não podemos ter papel, assim podemos afirmar que a nuvem e a folha de papel intersão. [...] Tão fina quanto possa ser esta folha de papel, ela contém todas as coisas do universo dentro dela.”
O poema de Thich Nhat Hahn, que lemos ao final do nosso encontro, resume toda a nossa discussão! Assim como a folha do papel inter-é com todo o universo, o professor alfabetizador inter-é com as histórias de todas as crianças que ele ensina. Ele está presente em cada palavra lida e escrita e cada conquista daquela criança dali em diante, de formas que só podemos imaginar.
Como vimos no nosso encontro, não precisamos saber exatamente os resultados das nossas ações pra seguir nos inspirando a agir. Basta manter vivo em nossas mentes o desejo de impactar positivamente as vidas das crianças, cuidar dos nossos relacionamentos, fortalecer nossas comunidades e agir de forma cooperativa tendo o florescimento coletivo em mente. A interdependência se encarrega do resto!
Se você não pôde estar presente, assista à gravação do nosso encontro abaixo!
Vídeo1: Interdependência
Somos tão independentes quanto imaginamos? Esse vídeo ilustra de forma simples o que significa viver em um mundo interdependente. Cada um de nós depende de uma rede de pessoas e processos que nos cuidam e nos apoiam – e que também podemos cuidar e apoiar para que toda a rede prospere.
Vídeo2: Garantindo que conhecemos cada criança
Aqui, vemos um exemplo de uma iniciativa simples de uma escola para garantir que cada criança se sinta vista e pertencente à rede interdependente da comunidade escolar. Cuidar de cada um desses vínculos é fundamental para o bem-estar de todos na escola.
Guia - Prática da quinzena
Metas e recursos
Sabemos que temos poder enquanto partes de uma rede e de uma comunidade educadora. E como aproveitá-lo da melhor maneira para gerar os melhores impactos possíveis para a coletividade – mais especificamente, para as nossas crianças? O primeiro passo é darmos forma aos nossos sonhos e começarmos a colocar no papel nossos planos para alcança-los. Nosso convite para essa quinzena tem a ver com isso. Veja a descrição completa da prática no PDF abaixo!
© 2021 - Todos os direitos reservados - Pacto pela Alfabetização / SIM